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Apresentação

Aprendizagem Enriquecida com Tecnologia e Desafios Societais

 

O Programa de Doutoramento Aprendizagem Enriquecida com Tecnologia e Desafios Societais foi aprovado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do concurso Programas de Doutoramento FCT 2013.

O Programa iniciou-se em 2014/2015 e conta com a participação de docentes e investigadores altamente qualificados e com larga experiência no domínio da investigação nas áreas da Educação, das Tecnologias e do Multimédia das seguintes instituições:

Universidade de Lisboa, através do Instituto de Educação e da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação.

Universidade de Aveiro, através do Departamento de Educação e Psicologia, do Departamento de Comunicação e Arte e do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores.

Universidade do Minho, através do Instituto de Educação e do Centro de Investigação em Educação.

 

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O Programa de Doutoramento Aprendizagem Enriquecida com Tecnologia e Desafios Societais responde aos desafios sociais atuais que exigem uma atenção e ação especiais no que diz respeito à implementação de estratégias e programas inovadores de formação e educação. Estes desafios sociais incluem a necessidade de assegurar que os jovens possuam competências adaptativas e flexíveis para a procura de emprego num quadro social e económico extremamente dinâmico e também que mais de 100 M de cidadãos europeus que estão sob risco de exclusão – idosos, desempregados, migrantes, cidadãos com necessidades especiais, em situação de pobreza, de áreas remotas ou sem-abrigo – terão acesso a uma eficaz e inclusiva educação e formação de adultos.

A investigação e formação avançada em temas relacionados com (i) o papel, benefícios e impactos das TIC na aprendizagem e inclusão, (ii) os desafios de reinvenção do ecossistema educativo e da recapacitação dos educadores na era digital no sentido de práticas mais abertas e inovadoras, ( iii) a construção de experiências de ensino e aprendizagem mais ricas, envolventes e motivadoras como um aspeto-chave na facilitação e transformação da educação/formação para abraçar os desafios do século 21, são as principais forças motrizes que justificam a proposta deste programa de doutoramento.

O Programa de Doutoramento Aprendizagem Enriquecida com Tecnologia e Desafios Societais tem como principal finalidade contribuir para a formação avançada de profissionais e investigadores, com o objetivo de promover a criação e disponibilização de ferramentas, soluções e serviços digitais que possam sustentar uma educação e formação mais dirigidas para a empregabilidade dos jovens e adultos, bem como para lidar com o risco de exclusão digital, e, assim, a própria exclusão sócioeconómica.

O consórcio de universidades e centros de investigação que apoiam conjuntamente este programa de doutoramento tem uma visão partilhada destes desafios e uma ideia de ação também ela comum, relacionada com um enfoque em investigação e reflexão em cenários de educação e formação em que as TIC podem ser utilizadas para implementar contextos de aprendizagem mais flexíveis, inclusivos e enriquecidos, mas também onde as mesmas podem ser vetor de transformação social, através dos impactos transdisciplinares a resultar da pesquisa aplicada.

Assim , com base nos objetivos comuns dos três Programas Doutorais subjacentes a este consórcio, este Programa de Doutoramento tem os seguintes objectivos principais:

  1. aprofundar e estruturar competências e práticas avançadas de transformação nos domínios profissionais e académicos, nomeadamente através da intervenção em contextos formais, não formais e informais de aprendizagem;
  2. desenvolver o conhecimento interdisciplinar dentro das sinergias que surgem a partir de estudos realizados nas instituições proponentes, adequados para a análise e intervenção em contextos de educação e de formação em que as TIC podem ser aplicadas e induzir a transformação e criação de valor;
  3. favorecer as condições de investigação fundamentada em padrões de excelência académica e de inovação no que diz respeito à sua concepção, gestão e divulgação;
  4. promover o contacto e colaboração de alunos com investigadores nacionais e internacionais de reconhecida competência no campo em estudo;
  5. estimular competências de aprendizagem ao longo da vida e promover o progresso tecnológico, social, cultural e educativo em contextos profissionais e académicos.

Ao estabelecer estes objetivos, a intenção deste programa de doutoramento é a de enriquecer e complementar a natureza inter e transdisciplinar das instituições envolvidas e estimular uma compreensão crítica dos contextos e das práticas em que as TIC podem ter um papel transformador no sentido de uma mudança e crescimento sustentáveis, com base em procedimentos de investigação teórica e metodologicamente inovadores.